Observatório de Desenvolvimento Sustentável de Barcarena discute desafios e soluções locais com comunidade

O projeto Observatório de Desenvolvimento Sustentável de Barcarena (ODSB), uma parceria entre o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), concluiu uma importante etapa de trabalho que consistiu em uma série de oficinas sobre diversas temáticas relacionadas a realidade do munícipio, reunindo lideranças das comunidades locais, representantes do poder público e alunos e professores da universidade e membros da IBS.    


As oficinas trataram sobre os nove temas da Teoria da Mudança, metodologia social utilizada pela IBS, por meio da qual a própria comunidade olha para os problemas da cidade, busca entender sua abrangência, pensa o que deseja para o futuro e aponta caminhos para a superação das dificuldades. Dentre os temas: emprego, renda, meio ambiente, saneamento, educação, esporte, lazer, segurança e ordenamento territorial.    


Com essa atividade, o projeto alcançou 50% do seu plano de trabalho, reunindo insumos que serão analisados para a continuidade das próximas etapas. “O Observatório vai atuar como uma ferramenta estratégica da IBS e uma base de dados para o FSH, orientando estrategicamente o apoio a projetos para o desenvolvimento sustentável de Barcarena”, ressalta Milene Maués, gerente de parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro.


O Observatório visa a construção de uma plataforma, em parceria com os membros da IBS, para se tornar um instrumento de pesquisa e estudos que auxilie o poder público e a sociedade civil em buscas de políticas públicas e soluções adequadas as diversas realidades e necessidades do município. 


 

noticias imagem

Veja também