Projeto apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro oferece capacitação em corte, costura e produção de biojoias em Barcarena

Com o tema “costurando o futuro da nossa cultura”, o projeto Atelier N’ativo oferece capacitação de costureiras e artesãos especializados na confecção de roupas e adornos de Carimbó e outras temáticas regionais fomentando a tradição, geração de renda dos profissionais da costura e a divulgação da manifestação folclórica paraense.


O projeto, que foi iniciado pelo Grupo Cultural e Folclórico Raízes N’ativas, de Barcarena, faz parte do eixo Geração de Renda da Plataforma Conexões Sustentáveis, uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro com os parceiros Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT com execução da Iniciativa Barcarena Sustentável.


Com o incentivo da plataforma foram adquiridas máquinas de costura com qualidade industrial para que alunas e alunos pudessem aperfeiçoar suas criações. “O projeto está sendo de grande ajuda para pessoas que não tem condições financeiras para pagar curso, mas que já tem habilidades. Veio para ajudar na vida de mulheres que, a partir do que o curso ensina, podem empreender e garantir sua renda, melhorando sua vida e da comunidade.”, conta Rosilene Caldas, aluna do projeto.


“O projeto foi criado para que a comunidade consiga aproveitar o que geralmente é jogado fora, como sementes, e consigam autonomia e geração de renda. Quando projetos como esse são apoiados, fica mais fácil que a comunidade se movimente para melhorar e seja valorizada.” Afirma Luiz Lacerda, professor de artesanato, que ensina a produção de biojoias e adereços culturais.

noticias imagem

Veja também