Fundo de Sustentabilidade da Hydro impulsiona produção artesanal em eventos nacionais

O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), organização sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento econômico, social e sustentável das comunidades em locais próximos às operações da Hydro, tem promovido iniciativas que fortalecem o empoderamento feminino e a geração de renda a partir da produção artesanal. Os projetos são impulsionados por uma programação de eventos por todo o Brasil que amplificam a geração de novos negócios, a cultura local e a autonomia de grupos vulneráveis na região amazônica.


Um dos eventos recentes que contaram com a participação de projetos apoiados pelo Fundo foi o Círio de Nazaré, uma das festividades mais tradicionais do país. Realizado neste mês de outubro, a celebração reúne milhares de pessoas pelas ruas e rios da capital paraense.


Na Varanda de Nazaré, programação idealizada por Fafá de Belém para propagar a música, história, gastronomia, cultura e biodiversidade locais durante os dias de Círio, o FSH apresentou uma variedade de produtos artesanais durante toda a programação do evento, incluindo a festa de boas-vindas no Combu e a feira de artesanatos na Estação das Docas. A exposição reuniu diversos projetos apoiados pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), que promove transformação social sustentável na região.


Foram expostos produtos que são o carro-chefe da culinária amazonida, como farinhas, pimentas, temperos e tucupi. Mas quem ganhou destaque neste evento foram as geleias Açucena que são produzidas por Dona Natalina e seus 2 filhos e utilizam frutas cultivadas no quintal da família, na comunidade de Itupanema, em Barcarena.


Com um foco especial nas frutas regionais, as geleias valorizam e capturam o sabor autêntico da Amazônia, garantindo que essa essência esteja presente em cada produto lançado. A produção tem a assessoria da equipe técnica do Tipitix na Unidade de Beneficiamento.


Além dos produtos ligados à culinária, o Fundo apresentou biojóias criadas a partir de elementos regionais e matéria-prima da floresta, como sementes, ouriço da castanha e madeira reutilizada. Os colares, pulseiras, brincos e braceletes são produzidos por artesãs do projeto Arte do Saber, de Barcarena (PA). A feira ainda recebeu peças de marchetaria, como caixas de madeira e porta-joias do artesão paraense Antônio Cordeiro.


Os visitantes também puderam conhecer os itens de beleza, sabonetes, mel, andiroba e geoprópolis do projeto Abelhas e Flores, da Associação Quilombola e Indígena Gibrié de São Lourenço, que reúne mais de 350 famílias que se envolvem com projetos para geração de renda e preservação florestal.


Para completar, o Instituto Raízes N’Ativa levou roupas de carimbó confeccionadas por costureiras barcarenenses. O projeto atua no resgate cultural e folclórico, valorizando as mulheres, além de incentivar a geração de renda para comunidades locais.


"O apoio aos projetos é fundamental, pois contribui para o fortalecimento da produção familiar e a valorização das tradições do nosso estado. Durante o mês de outubro, que reúne atividades culturais e turísticas em torno das festividades do Círio, a exposição de produtos gera mais visibilidade e oportunidades de venda para os artesãos locais”, comenta Milene Maués, gerente de Parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro. “A iniciativa promove novos negócios e o desenvolvimento econômico em todo o estado, reafirmando nosso compromisso com as comunidades onde atuamos", complementa.


Recentemente, o FSH e a IBS também participaram das edições da Conferência Ethos em São Paulo e Belém, com mais de 1650 ecobags produzidas para os eventos. O processo de confecção foi realizado no espaço de formação do Estilo Barcarena, onde cerca de 50 costureiras participaram de diferentes etapas, como corte, serigrafia e finalização dos produtos.


“Foi muito gratificante participar de cada etapa do processo de fabricação das peças. O momento que mais marcou foi a confecção de 400 peças em apenas dois dias. O que vivenciamos no projeto demonstra que todas somos capazes de chegar aonde queremos. A confiança investida em nós nos deixa mais inspiradas para produzir com mais amor e dedicação”, celebra Regiane Pena, uma das costureiras envolvidas.


Todo o lucro gerado pelas vendas das ecobags foi reinvestido no fundo financeiro do empreendimento, assegurando a continuidade da capacitação e o fortalecimento das habilidades empreendedoras das costureiras.


 


Sobre a Hydro


A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países.


No Brasil, a Hydro está presente em toda cadeia de valor do alumínio com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.


Informações de imprensa:
hydro@ideal.pr

noticias imagem

Veja também