Grupo de cooperação internacional visita os projetos do Fundo de Sustentabilidade Hydro
O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) tem como pilares de sua atuação os investimentos em valores da Amazônia e a consolidação de parcerias. Foi com o objetivo de fortalecer essa rede de diálogo que os representantes do FSH receberam, no dia 03 de junho de 2022, em Barcarena (PA) o grupo de representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan Internacional Cooperation Agency – JICA).
A JICA é a Agência do Governo japonês, responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para a construção da paz, laços de confiança entre países e o desenvolvimento da sociedade internacional.
Na ocasião, os representantes do grupo visitaram o projeto Ambulante Caripi, contemplado no Edital de Projetos 01, e a unidade de beneficiamento do projeto Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário; ambos realizados pelo FSH.
A gerente geral de Estratégias e Parcerias para o Desenvolvimento Territorial da Hydro, Rachel Starling, enfatizou a importância da visita. “Esse é um momento bastante importante na nossa jornada com o Fundo de Sustentabilidade Hydro, a nossa intenção é trazer novos parceiros. A JICA já tem atuação no Brasil e foi positivo mostrar como operamos aqui”, afirmou.
O grupo visitou a Unidade de Beneficiamento (UB) Tipitix, projeto que apoia o desenvolvimento de novos negócios agroalimentares na região. Na UB puderam conhecer o processo de produção e degustar os produtos, que incluem geleias e caldas de frutas regionais, chips de banana, farinha de mandioca, pão de queijo de mandioca, entre outros. Posteriormente, seguiram para as atividades do Ambulante Caripi. Financiado pelo Edital de Projetos 01, a iniciativa levou qualificação, informação, conhecimento e apoio para os ambulantes, que desenvolvem suas atividades na praia do Caripi, o principal ponto turístico do município.
A visita foi uma oportunidade de difundir como FSH, enquanto mecanismo financeiro, direciona seus investimentos em diversas ações socioambientais. De acordo com a gerente de parcerias do FSH, Milene Maués, trocar com organizações de cooperação, como a JICA, é uma forma de “apresentar a tecnologia social que implementada nos territórios, gerando o reconhecimento e ampliação dos projetos. A partir de visitas como essa conseguimos ampliar o diálogo com organizações e entender estratégias diversas para firmar parcerias”, concluiu.