Hydro e Albras participam da XVI FIPA debatendo sobre a sustentabilidade na indústria
Entre os dias 22 e 25 de maio, a Hydro e a Albras marcam presença na XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a FIPA terá diversas atividades e contará com a participação de especialistas locais e nacionais para discutir importantes questões alinhadas ao cenário econômico global.
A abertura oficial da feira será no dia 22 de maio, no Hangar. A partir do dia 23, terá início o Congresso Técnico que apresentará mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria, mais de 10 horas de conteúdo, cerca de 50 palestrantes e mil participantes. A Hydro terá um stand mostrando como a empresa atua para mudar o jogo do alumínio, em busca de um alumínio mais verde, com produtos de baixa emissão de carbono. A empresa está fazendo mais do que apenas transformar seu setor. A companhia contribui para impulsionar a transição para um mundo mais sustentável, viabilizando tecnologias importantes como os veículos elétricos e as fontes de energia renováveis.
A programação do stand inclui, entre outras ações, degustação do Projeto Tipitix, que incentiva o empreendedorismo agroalimentar em Barcarena, por meio do Fundo de Sustentabilidade Hydro, com diversos produtos como geleias de açaí, cupuaçu, muruci e cupuaçu com pimenta; molho de pimenta com tucupi; farinha de mandioca; farinha de tapioca; coberturas de açaí e cupuaçu; maniva; pão de queijo; bombons Vovó Bel; entre outros, que estarão disponíveis também para comercialização.
A Hydro concentra a maior parte de suas operações no Brasil no Pará, onde produz o alumínio em sua forma mais primária, um material infinitamente reciclável e fundamental para a transição energética mundial. Na Feira, os visitantes poderão conhecer mais sobre o que as empresas estão fazendo para produzir um alumínio de baixo carbono e seu compromisso para diminuir as emissões de carbono em suas operações no mundo em 10% até 2025, em 30% até 2030 e a meta de neutralizar as emissões até 2050. Nesse contexto, as operações no Brasil têm papel estratégico. Ao visitar a feira, as pessoas também podem saber como empresa atua em toda a cadeia do alumínio no Brasil, passando pelas etapas de mineração, refino, produção de alumínio primário e extrusão, além da geração e comercialização de energia renovável.
“Temos orgulho de patrocinar, participar e mostrar na FIPA que a Hydro está mudando o jogo da cadeia do alumínio. A Hydro está comprometida com a sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico do estado do Pará e participar de um grande evento como esse nos dá oportunidade de compartilhar com os visitantes nossos projetos, produtos, investimentos em inovação e tecnologia”, afirma Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil.
Em seu stand, a Albras vai apresentar como apoia o desenvolvimento do Pará, onde gera cerca de 3.300 empregos diretos e indiretos e fortalece e valoriza fornecedores da região. Como líder na produção de alumínio de alta pureza e baixo carbono, que neste ano de 2024, completará 39 anos de atuação no Pará, a empresa vai contar sobre sua atuação na cadeia e destacar a importância do metal no cotidiano das pessoas.
Os visitantes ainda conhecerão mais sobre o trabalho do Comitê de Voluntários da Albras e os projetos sociais apoiados pela empresa. “A participação em uma feira com a relevância da FIPA reforça o posicionamento da empresa em incentivar o desenvolvimento da região. A Albras é a ponta da cadeia produtiva do alumínio no Estado e tem contribuído com a geração de emprego e, através do nosso portfólio de projetos sociais, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Eventos como este são importantes meios de interação com a sociedade local e outros públicos estratégicos para as nossas operações, estreitando parcerias no cenário industrial paraense”, pontua Luiz Roberto Silva, gerente executivo financeiro da Albras.
Descarbonização da indústria, green skills, transição energética, ESG, rastreabilidade da cadeia produtiva e acesso ao crédito são alguns dos temas a serem abordados durante a programação, em palestras. A Hydro e a Albras participam dos seguintes painéis:
22/5
17h – Abertura com participação de Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil
23/5
18h20 - O Impacto da Transição Energética na Indústria e as oportunidades futuras, Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil
18h20 - A descarbonização da economia como estratégia de sustentabilidade industrial, Carlos Neves, vice-presidente de Operações da Hydro
24/5
15h - Fortalecendo o mercado industrial na Amazônia: melhores práticas de suprimentos, Tammy Costa, especialista de desenvolvimento de fornecedores.
16h - Desenvolvimento profissional e empregabilidade: o compromisso do setor privado na oferta de educação e trabalho digno, Luiz Roberto Silva, gerente executivo financeiro da Albras.
Sobre a Hydro
A Hydro é uma líder industrial que constrói negócios e parcerias para um futuro mais sustentável. Desenvolvemos indústrias que fazem a diferença para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em produtos e negócios relevantes para as pessoas, criando um local de trabalho seguro e protegido para nossos mais de 30.000 empregados, em mais de 140 unidades, em 40 países. No Brasil, a Hydro concentra a maior parte de suas operações no Pará, onde estão localizadas a mina de bauxita Hydro Paragominas e refinaria Hydro Alunorte.
Sobre a Albras
Com 39 anos de atuação no Pará a serem completados em 2024, a Albras é a maior produtora de alumínio primário no Brasil e fornece lingotes de alta pureza para os mercados interno e externo, desde 1985. A Hydro é a principal acionista da empresa, detendo 51% das ações. O outro acionista, proprietário de 49% das ações, é a NAAC, Nippon Amazon Aluminium Co., Ltd., um consórcio japonês formado por uma agência governamental japonesa, empresas comerciais, consumidores e fabricantes de produtos de alumínio.
Sobre a FIPA
Com edições a cada dois anos, a FIPA conta com uma feira de exposição de produtos, maquinários e serviços, que já está com todos os estandes vendidos. O evento reúne pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais e mantém, durante quatro dias, diversas apresentações culturais, encontros técnicos, palestras, fóruns, rodadas de negócios e de crédito, premiações, torneios de inovação e soluções tecnológicas.
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da FIEPA; patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Governo Federal, Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará.
A programação completa e os ingressos podem ser acessados pelo site https://www.fiepa.org.br/fipa/.