Hydro reforça compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de comunidades da Amazônia na Conferência Ethos 360°

Transformar realidades por meio do diálogo e do protagonismo comunitário na Amazônia. Foi com essa mensagem que a Hydro marcou presença na Conferência Ethos 360°, realizada em São Paulo, destacando compromissos com a sustentabilidade corporativa e a promoção de crescimento econômico responsável e inclusivo. O evento reuniu líderes empresariais, ONGs e representantes governamentais no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera para discutir os desafios e oportunidades na construção de um futuro mais sustentável. 


Durante os dois dias de conferência, a Hydro trouxe à tona temas relacionados à sua atuação na Amazônia e reforçou a importância da colaboração entre diferentes setores para alcançar um desenvolvimento sustentável para todos.


Na quarta-feira (18), a companhia conduziu o painel "Agenda integrada para a Amazônia brasileira: impulsionando um futuro sustentável”. O debate contou com a participação de Eugênio Pantoja, gerente sênior de performance social da Hydro, Miriam Armelin, gerente de Projetos pela Synergia Socioambiental, Paulo Amaral, pesquisador associado ao Imazon, e Esmeralda Cardoso, uma das lideranças locais apoiadas pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), apoiada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH).


Foram discutidos os desafios e as oportunidades para transformar a Amazônia em um exemplo global de desenvolvimento sustentável, destacando resultados alcançados pelo grupo.


Esmeralda Cardoso, que integra na IBS os projetos de criação de biojoias e Estilo Barcarena, focados em artesanatos e costura, ressaltou o impacto transformador das iniciativas para a vida das mulheres da região. “Esses projetos nos dão a oportunidade de caminhar com nossas próprias pernas, gerando autonomia e renda, além de valorizar nossa cultura a partir do que a floresta nos oferece”, afirmou Esmeralda, que também emocionou o público ao cantar uma das cantigas típicas dos encontros realizados pelas mulheres de Barcarena na IBS.


No dia seguinte, a Hydro integrou o painel “Caminhos para a Sustentabilidade Corporativa”, que abordou as ações concretas adotadas por empresas para mitigar impactos e promover desenvolvimento social. Eugênio Pantoja participou ao lado de Guilherme Abreu, gerente geral de Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, com mediação de Denise Hills, conselheira independente e especialista estratégica. 


O encontro explorou como metas bem estabelecidas e estratégias inteligentes são essenciais para o avanço das agendas de sustentabilidade e inclusão. Eugênio Pantoja explicou que a atuação da Hydro se baseia em quatro pilares fundamentais, que refletem compromissos globais da empresa. “O primeiro deles é greenwashing zero, com metas robustas, alcançáveis e traduzidas em ações perceptíveis pela sociedade. Também a redução das emissões aplicação do conceito de conceito de natureza positiva. Além disso, a promoção de direitos humanos e diálogo constante com as comunidades, a partir de projetos que visam gerar independência econômica e ambiental”.


“A preocupação da Hydro com a agenda de sustentabilidade, diversidade e direitos humanos abrange também nosso relacionamento com fornecedores. É essencial que a nossa cadeia de suprimentos esteja alinhada com os mesmos valores e compromissos que temos com as comunidades”, destacou. “Projetos como a IBS, que incentivam a autonomia e protagonismo comunitário nas tomadas de decisões, são exemplos de como a coletividade é fundamental para o sucesso de nossas ações e para alcançar resultados transformadores,” concluiu Pantoja.


Apoiada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), a IBS é uma entidade independente que promove o desenvolvimento sustentável de Barcarena com foco em crescimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social. O projeto engloba educação, capacitação profissional, saúde, bem-estar, preservação ambiental e infraestrutura básica.


O FSH também marcou presença com a exposição de produtos de projetos apoiados. O Tipitix, voltado ao empreendedorismo agroalimentar comunitário, expôs cerca de 120 produtos, como geleias, molhos de pimenta, colorau, temperos prontos, farinha de tapioca, farofa, castanha-do-pará e chocolates artesanais, e vendeu toda a produção. Já o Arte do Saber, levou 300 peças de biojoias e vendeu 70% de todo o estoque. Outros produtos levados pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), como artigos de confecção e marchetaria, também foram amplamente adquiridos pelos participantes, o que, no somatório total, gerou uma renda de R$ 8.478,00 para os produtores.


A Conferência Ethos 360º é um dos principais eventos de ESG e responsabilidade empresarial do Brasil. Em 2024, o tema central foi "Ultrapassar Fronteiras e Redefinir os Limites da Sustentabilidade Corporativa", destacando a importância de ampliar os horizontes e explorar novas abordagens para promover uma transformação social e ambiental efetiva.


Sobre a Hydro 
A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda cadeia de valor do alumínio com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras. 
Informações de imprensa:
hydro@ideal.pr 

noticias imagem

Veja também