Artesãs de biojoias recebem certificação de projeto apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro
O projeto Arte do Saber, financiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, certificou 40 mulheres do bairro do Cafezal, em Barcarena, após a capacitação voltada para produção artesanal de biojoias com elementos naturais da Amazônia. A geração de renda, a melhoria da qualidade de vida e a movimentação da economia local foram os principais objetivos da iniciativa.
Executada na Naturart (Associação Agroextrativista PAE e Habitação Natureza e Arte do Município de Barcarena) e com aulas na própria sede da associação, a qualificação permitiu o aprimorarem do conhecimento em produção e montagem manual de pulseiras, colares e brincos com elementos regionais e matéria-prima da floresta, como sementes diversas, ouriço da castanha e madeira reutilizada, as participantes também passaram por oficinas de comercialização dos produtos.
Ao final do curso, que durou nove meses, as alunas foram contempladas com todas as peças que produziram e poderão comercializá-las. Também receberam um kit com matéria-prima para produção novas peças. Elas ainda vão continuar se encontrando, semanalmente, na Naturart para produção de biojoias.
Todas tiveram as carteiras de artesãs emitidas pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), garantindo que possam seguir com as produções e vendas de biojoias de forma autônoma, após a finalização do projeto, além de estarem aptas para ministrarem cursos.
Para participante do projeto, Aline Assis, a experiência foi transformadora. “Foi a primeira vez que pude ter o contato com o artesanato. Uma alegria imensa, por eu ser ribeirinha e estar no meio da natureza, poder saber que temos no nosso quintal (sementes, madeiras, cascas de coco, palha etc) elementos que podem virar uma peça linda e única, e ainda ter uma renda com isso. Foi a abertura de um novo horizonte para minha vida”, defende a artesã.
O projeto faz parte da chamada de Base Comunitária II, da Plataforma Conexões Sustentáveis, a é implementado pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), com apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Aliança Bioversity & CIAT. O objetivo é financiar propostas com foco em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de Barcarena, no Pará.